Palestrantes

Adriana Bastos Carvalho
MÉDICA E DOUTORA EM FISIOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. POSSUI PÓS-DOUTORADO NO BRIGHAM AND WOMEN'S HOSPITAL E NO MCEWEN STEM CELL INSTITUTE. ATUALMENTE É PROFESSORA ASSOCIADA DO INSTITUTO DE BIOFÍSICA CARLOS CHAGAS FILHO (UFRJ) E PESQUISADORA DO INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA. ATUA NA ÁREA DE GENÔMICA CARDIOVASCULAR E MODELAGEM DE DOENÇAS UTILIZANDO CARDIOMIÓCITOS DERIVADOS DE CÉLULAS-TRONCO DE PLURIPOTÊNCIA INDUZIDA.

Adriano de Paula Sabino
GRADUADO EM FARMÁCIA E DOUTOR EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. POSSUI PÓS-DOUTORADO PELA MICHIGAN STATE UNIVERSITY, DEPARTMENT OF PHARMACOLOGY AND TOXICOLOGY. ATUALMENTE É PROFESSOR ASSOCIADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS E MEMBRO DOS SEGUINTES GRUPOS DE PESQUISA: NÚCLEO DE PESQUISA EM ONCOHEMATOLOGIA, NANOMEDICINA APLICADA A TUMORES, NANOPARTÍCULAS MULTIFUNCIONALIZADAS PARA APLICAÇÃO BIOLÓGICA. É MEMBRO EFETIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (ABCF) E DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HEMATOLOGIA, HEMOTERAPIA E TERAPIA CELULAR.
.jpeg)
Alessandra de Sá Earp Siqueira
MÉDICA E DOUTORA EM CLÍNICA MÉDICA NA ÁREA DE GESTÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. ATUALMENTE OCUPA O CARGO DE DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E INSUMOS ESTRATÉGICOS EM SAÚDE, NO MINISTÉRIO DA SAÚDE.
.jpg)
Alice Popejoy
GRADUADA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PHD EM GENÉTICA DE SAÚDE PÚBLICA, OBTEVE CERTIFICADO EM GENÉTICA ESTATÍSTICA DOS DEPARTAMENTOS DE ESTATÍSTICA E DE BIOESTATÍSTICA DA UNIVERSIDADE DE WASHINGTON. SUA PESQUISA EM GENÉTICA DE SAÚDE PÚBLICA É INTERDISCIPLINAR ENVOLVENDO BIOLOGIA COMPUTACIONAL E BIOINFORMÁTICA, EVOLUÇÃO DE FAMÍLIAS DE PROTEÍNAS, GENÉTICA ESTATÍSTICA E BIOÉTICA. ATUALMENTE É PROFESSORA ASSISTENTE NA UNIVERSIDADE DA CALIFORNIA, DAVIS, EUA.
.jpg)
Augusto Afonso Guerra Júnior
GRADUADO EM FARMÁCIA E DOUTOR EM SAÚDE PÚBLICA - EPIDEMIOLOGIA PELA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. ATUALMENTE É PROFESSOR ASSOCIADO DA MESMA INSTITUIÇÃO E PESQUISADOR EM FARMACOEPIDEMIOLOGIA, FARMACOGENÔMICA, FARMACOECONOMIA E ENGENHARIA DE DADOS. COORDENA O CENTRO COLABORADOR PARA AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS E EXCELÊNCIA EM SAÚDE (CCATES/UFMG) E O LABORATÓRIO DE PESQUISA EM FARMACOGENÔMICA (FARGENIX/UFMG).

Eduardo Martin Tarazona Santos
GRADUADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PELA UNIVERSIDADE DE BOLOGNA (ITÁLIA), DOUTOR EM ANTROPOLOGIA PELA MESMA UNIVERSIDADE E EM BIOQUÍMICA PELA UFMG. POSSUI PÓS-DOUTORADO EM GENÉTICA DE POPULAÇÕES HUMANAS E EPIDEMIOLOGIA GENÉTICA NA UNIVERSIDADE DE MARYLAND E NO NATIONAL CANCER INSTITUTE (NIH, EUA). ATUALMENTE É PROFESSOR ASSOCIADO DO DEPARTAMENTO DE GENÉTICA, ECOLOGIA E EVOLUÇÃO DA UFMG, ONDE COORDENA O LABORATÓRIO DE DIVERSIDADE GENÉTICA HUMANA (LDGH).

Fabio Liberante
BACHAREL EM CIÊNCIAS (GENÉTICA) E PhD EM BIOLOGIA DA LEUCEMIA PELA QUEEN'S UNIVERSITY BELFAST, IRLANDA DO NORTE. REALIZOU PÓS- DOUTORADO NO INSTITUTO LUDWIG BOLTZMANN (VIENA, ÁUSTRIA) E PARTICIPOU DA INICIATIVA EM GENÔMICA SINTÉTICA DO INSTITUTO SANGER (CAMBRIDGE, REINO UNIDO). ATUALMENTE FAZ PARTE DA ALIANÇA GLOBAL PARA GENÔMICA E SAÚDE (GA4GH).

Fábio Maya Cavalcante
GRADUADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. INICIOU SUA CARREIRA NO GOVERNO EM 2010 NA SECRETARIA DE INOVAÇÃO DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR, DESENHANDO POLÍTICAS PÚBLICAS DE FOMENTO À INOVAÇÃO. EM 2012 COMPÔS A EQUIPE DA SUPERINTENDÊNCIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA ANEEL. EM OUTUBRO DE 2021, FOI CONVIDADO PARA ASSUMIR O CARGO DE COORDENADOR DE PLANEJAMENTO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS DA EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA E INOVAÇÃO INDUSTRIAL (EMBRAPII), ONDE COORDENA AS AÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE.

Gabriel da Luz Wallau
GRADUADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DOUTOR EM BIODIVERSIDADE ANIMAL PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. ATUALMENTE É PESQUISADOR EM SAÚDE PÚBLICA VINCULADO AO DEPARTAMENTO DE ENTOMOLOGIA E NÚCLEO DE BIOINFORMÁTICA DO INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES - FIOCRUZ/PE E LÍDER DO GRUPO DE PESQUISA GENÔMICA DE PATÓGENOS E VETORES DO CNPQ.

Iscia Teresinha Lopes-Cendes
MÉDICA E DOUTORA PELA UNIVERSIDADE MCGILL, CANADÁ. ATUALMENTE É PROFESSORA DE GENÉTICA MÉDICA E MEDICINA GENÔMICA NO DEPARTAMENTO DE MEDICINA TRANSLACIONAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UNICAMP. PARTICIPOU DA CRIAÇÃO DA INICIATIVA BRASILEIRA DE MEDICINA DE PRECISÃO EM 2015, QUE LANÇOU O PRIMEIRO BANCO DE DADOS GENÔMICO PÚBLICO DA AMÉRICA LATINA, E DO LATINGEN EM 2017, PORTAL PARA COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES GENÉTICAS E GENÔMICAS NA AMÉRICA LATINA. É PESQUISADORA PRINCIPAL DO INSTITUTO BRASILEIRO DE NEUROCIÊNCIAS E NEUROTECNOLOGIA, UM CENTRO DE EXCELÊNCIA PARA INOVAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE PESQUISAS NO BRASIL.
.jpg)
João Batista Silva Júnior
GRADUADO EM FARMÁCIA E DOUTORANDO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. É ESPECIALISTA EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA (FIOCRUZ), EM REGULAÇÃO DE SANGUE, TECIDOS, CÉLULAS E ÓRGÃOS (UNESP/SP) E EM GESTÃO (HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS). ATUALMENTE É SERVIDOR DA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, ATUANDO COMO GERENTE DE SANGUE, TECIDOS, CÉLULAS E ÓRGÃOS (GSTCO).

João Bosco de Oliveira Filho
MÉDICO E DOUTOR EM PATOLOGIA CLÍNICA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E EM IMUNOLOGIA EXPERIMENTAL PELA UNIVERSIDADE DE AMSTERDÃ. ATUALMENTE ATUA COMO GERENTE MÉDICO DO SERVIÇO DE GENÔMICA E COORDENADOR DO PROGRAMA DE MEDICINA DE PRECISÃO DO HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN. INVESTIGADOR PRINCIPAL DO PROJETO GENOMAS RAROS.

Jonathan Appleby
POSSUI 20 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM P&D E TRABALHOU EM TODAS AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE MEDICAMENTOS, DESDE A IDENTIFICAÇÃO DO ALVO ATÉ A FASE IV. FOI DIRETOR CIENTÍFICO PARA TERAPIA CELULAR E GENÉTICA NA UNIDADE DE DOENÇAS RARAS DA GLAXOSMITHKLINE (GSK) E ATUALMENTE OCUPA O MESMO CARGO NA CELL AND GENE THERAPY CATAPULT (CGT CTAPULT), REINO UNIDO.

Lygia da Veiga Pereira
GRADUADA EM FÍSICA E DOUTORA EM CIÊNCIAS BIOMÉDICAS COM ÊNFASE EM GENÉTICA HUMANA PELA MOUNT SINAI GRADUATE SCHOOL/CITY - UNIVERSITY OF NEW YORK. ATUALMENTE É PROFESSORA TITULAR DO DEPARTAMENTO DE GENÉTICA E BIOLOGIA EVOLUTIVA DA USP, COORDENANDO O LABORATÓRIO NACIONAL DE PESQUISA EM CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS.
.jpg)
Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga Lopes
MÉDICO ESPECIALISTA EM CARDIOLOGIA. FOI PRESIDENTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA (SBC) E ATUALMENTE É MINISTRO DA SAÚDE DO BRASIL.

Marina Candido Visontai Cormedi
MÉDICA E DOUTORANDA EM ONCOLOGIA CLÍNICA, CÉLULAS-TRONCO E TERAPIA CELULAR PELA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, COM PESQUISA VOLTADA PARA O ESTUDO DOS ESCORES DE RISCO POLIGÊNICO ASSOCIADOS AO CÂNCER NA POPULAÇÃO BRASILEIRA.
.jpg)
Martín Hernan Bonamino
GRADUADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - MODALIDADE MÉDICA PELA UFRJ E DOUTOR PELA MESMA INSTITUIÇÃO. ATUALMENTE É PESQUISADOR DO INCA E ESPECIALISTA DA FIOCRUZ. COORDENA O PROGRAMA DE TERAPIA CELULAR E GÊNICA DO INCA E A REDE FIO-CÂNCER NA FIOCRUZ. DEDICA-SE AO DESENVOLVIMENTO DE TERAPIAS CELULARES E GÊNICAS NA ÁREA DE ONCOLOGIA.

Nara Lygia de Macena Sobreira
MÉDICA E DOUTORA EM GENÉTICA HUMANA PELA UNIVERSIDADE JOHNS HOPKINS, EUA. ATUALMENTE É PROFESSORA ASSOCIADA DE MEDICINA GENÉTICA DA MESMA INSTITUIÇÃO EM QUE OBTEVE SEU DOUTORADO.

Paulo Roberto Slud Brofman
MÉDICO E DOUTOR PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). ATUALMENTE É PROFESSOR TITULAR DA FACULDADE DE MEDICINA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ E COORDENA O CENTRO DE TECNOLOGIA CELULAR-CÉLULAS-TRONCO DA REDE NACIONAL DE TERAPIA CELULAR DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL.
.jpg)
Priscilla Azevedo Souza
ENFERMEIRA E DOUTORA EM SAÚDE COLETIVA PELA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. ATUALMENTE É ANALISTA TÉCNICA DE POLÍTICAS DE SAÚDE E COORDENADORA-GERAL DE AÇÕES ESTRATÉGICAS EM PESQUISA CLÍNICA, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E INSUMOS ESTRATÉGICOS EM SAÚDE, MINISTÉRIO DA SAÚDE.
.png)
Sandra de Castro Barros
FARMACÊUTICA COM VASTA EXPERIÊNCIA EM GESTÃO. É SERVIDORA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE E ATUALMENTE CHEFIA A SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E INSUMOS ESTRATÉGICOS EM SAÚDE (SCTIE). ATUOU NA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, BEM COMO NA CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA/DAF/SCTIE.

Sue Hill
RESPONSÁVEL PELO SETOR DE GENÔMICA NO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE (NHS) - REINO UNIDO, LIDERANDO DESENVOLVIMENTOS NA ÁREA. ESTABELECEU OS CENTROS DE MEDICINA GENÔMICA E CONTRIBUIU PARA O PROJETO 100.000 GENOMAS. É UMA CIENTISTA COM REPUTAÇÃO INTERNACIONAL NAS ÁREAS ACADÊMICA E DE PESQUISA CLÍNICA.